segunda-feira, 21 de agosto de 2023

Albânia legaliza cannabis medicinal e industrial

O parlamento da Albânia aprovou a legalização da cannabis medicinal e industrial em uma decisão surpreendente, conforme noticiado pela ABC News.

Essa mudança representa uma virada notável para o país, que já foi famoso como um importante centro de tráfico de maconha na Europa. Além disso, coincide com a entrada em vigor de uma nova lei no Luxemburgo, permitindo que adultos possuam e cultivem quantidades limitadas de maconha para uso pessoal.

A votação parlamentar foi de 69 a 23 a favor da aprovação do cultivo limitado e controlado de plantas de cannabis. O projeto de lei havia sido aprovado pelo Conselho de Ministros da Albânia um mês antes.

A legislação tem como objetivo estabelecer uma agência reguladora para o cultivo, produção, processamento e exportação de cannabis e seus derivados, e conta com o apoio do Conselho de Ministros.

Inicialmente, o governo albanês apresentou um projeto de lei em julho de 2022 e, no mesmo ano, propôs um segundo projeto. O primeiro-ministro Edi Rama conduziu uma pesquisa nacional no início deste ano, revelando que 61% dos entrevistados eram a favor da legalização da cannabis para fins medicinais e industriais.

Curiosamente, o governo de esquerda liderado pelo Partido Socialista de Rama ficou conhecido por erradicar milhões de dólares em plantações de cannabis nos anos seguintes à sua vitória nas eleições parlamentares de 2013, no valor estimado de $ 8,5 bilhões.



Fonte: Sechat
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário